Atenção Compartilhada e Interação Social: Análises de Trocas Sociais de Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em um Programa de Intervenção Precoce
Nome: MÔNICA COLA CARIELLO BROTAS CORRÊA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 04/09/2014
Banca:
Nome | Papel |
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ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS | Examinador Interno |
CAROLINA LAMPREIA | Examinador Externo |
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI | Examinador Interno |
HEBERT CABRAL | Examinador Externo |
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ | Orientador |
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo é uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por prejuízos na interação social e comunicação e pela presença de estereotipias e hiperssensibilidades. A atenção compartilhada (AC) é indicada como preditor do transtorno presente já no primeiro ano de vida da criança. Por atenção compartilhada compreende-se a habilidade para compartilhar atenção com um parceiro social, um objeto e um evento em uma relação triática. A relação interação social e atenção compartilhada ainda é objeto investigação. Apresentamos pesquisa que objetivou analisar o impacto da interação social na AC em um programa de intervenção precoce voltado a crianças com diagnóstico de TEA. Nossa investigação foi organizada em três partes: 1) análise do impacto do programa de intervenção precoce nos comportamentos de AC nas crianças envolvidas; 2) Análise das trocas sociais entre as crianças participantes e o experimentador ao longo dos seis meses de duração do programa de intervenção precoce: 3) Análise de trocas sociais entre crianças e suas mães, e pareamento dos resultados com características pessoas e sociais das cuidadoras. Desenvolvemos programa de intervenção precoce para 15 crianças com idade entre 32 a 42 meses e suas mães, acompanhadas em sessões semanais durante seis meses. Os resultados demonstram melhora nos padrões de AC em todas as crianças acompanhadas e no padrão de trocas sociais. Concluímos pela importância do reconhecimento da singularidade da criança com TEA, da necessidade de envolvimento familiar, com oferta de redes de apoio e cuidado que amparem a criança e seus pais em suas necessidades psicossociais.