Qualidade da Mediação e Indicadores de Estresse em Professores Alfabetizadores

Nome: FABIANE APARECIDA FERREIRA CAETANO RODRIGUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Examinador Interno
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Orientador
TATIANE LEBRE DIAS Examinador Externo

Resumo: Considerando o papel fundamental da mediação da aprendizagem no processo de alfabetização, o estudo objetivou analisar a qualidade da mediação em professores alfabetizadores da rede pública, analisando fatores relacionados como as concepções sobre mediação e o estresse ocupacional. A pesquisa foi delineada em dois estudos com base na teoria de Reuven Feuerstein sobre a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). No Estudo 1 foram investigadas as relações entre concepções sobre mediação da aprendizagem, variáveis pessoais e indicadores de estresse ocupacional em 36 professores alfabetizadores, mediante protocolo elaborado para esta pesquisa e um conjunto de escalas para identificação dos principais estressores do trabalho docente. O Estudo 2, com uma subamostra de seis participantes, buscou identificar e analisar o padrão mediacional em sala de aula, em conjunto com as principais variáveis investigadas. Para tanto, foram realizadas 30 sessões de gravação das interações dos professores com seus alunos com aplicação das Diretrizes para Observação do Padrão de Interação de Professores (Guidelines for Observing Teaching Interactions), de Carol Lidz. Os dados coletados nos dois estudos receberam tratamento quantitativo e qualitativo, e permitiram concluir que: a) todos participantes desconheciam a Teoria da EAM, mas apresentaram conhecimentos básicos sobre mediação; b) perceberam seu ambiente como estressante (p ≤ 0,05), sendo 38,89% com alto nível de estresse, destacando como principais estressores elementos relacionados ao envolvimento dos alunos e às relações com a comunidade ou instituição; c) o grupo com alto estresse (n = 14) em comparação com os grupos sem estresse (n = 22) e total (n = 36), apresentou a menor média de idade, percebeu elementos de seu trabalho como mais estressantes e indicou menor satisfação com as atividades que desempenham no trabalho; d) houve correlação positiva entre idade e tempo de serviço (rho = 0,60 e p = 0,00); e) quanto mais intenso o estresse docente menor a satisfação percebida no trabalho, e vice-versa (rho = -0,41 e p = 0,01); f) professores com maior satisfação docente tenderam a relacionar a mediação mais a ações diretas do professor do que a ações de outros agentes ou relacionadas a recursos de trabalho (rho = 0,43 e p = 0,01); g) Intencionalidade (M = 3,68), Desafiar (M = 3,67) e Responsividade Contingente (M = 3,62) foram os critérios mediacionais que alcançaram as melhores médias, enquanto Mudança (M = 1,1), Experiência Partilhada (M = 1,2) e Transcendência (M = 2,01) foram os menos evidentes nas interações dos professores; h) no Estudo 2 (n = 6), padrões mediacionais de melhor qualidade se apresentaram em conjunto com concepções coerentes sobre mediação. i) a subamostra apresentou estresse elevado (n = 2) e estresse moderado (n = 4), os resultados reforçam uma possível baixa correspondência entre competências mediacionais e estresse no trabalho. Discute-se que tanto as concepções sobre a mediação e o padrão mediacional dos participantes podem sem enriquecidos com o acesso à teoria da EAM, e que professores alfabetizadores necessitam ser alvos de políticas públicas com vistas a uma melhor formação e redução dos indicadores de estresse. Os instrumentos utilizados mostraram-se apropriados para o alcance dos objetivos, todavia algumas adequações são sugeridas para ampliar a análise da mediação docente. Espera-se que os resultados e as discussões levantadas possam contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais e para as áreas da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação.
Palavras-chave: Mediação da Aprendizagem; Estresse; Experiência de Aprendizagem Mediada; Professores.

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