Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em crianças com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade: estudo com um Programa de Aprendizagem de Natação.

Nome: LEONARDO GRAFFIUS DAMASCENO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/07/2017

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Examinador Interno
LEANDRO NOGUEIRA SALGADO FILHO Examinador Externo
OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES DA SILVA Examinador Externo
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Orientador
SIMONE CHABUDEE PYLRO Examinador Externo

Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as influências de um Programa de Aprendizagem de Natação sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A amostra foi composta de 05 crianças, escolares, do sexo masculino, entre 7 e 9 anos de idade completos, apresentando diagnóstico do TDAH do subtipo combinado, com comorbidade do TDC (TDAH/TDC). As crianças (N=05) constituíram um único grupo submetido a uma intervenção aquática com aulas sistematizadas de aprendizagem de natação. O grupo foi submetido durante 3 meses, a duas aulas semanais de 50 minutos de duração, totalizando 23 sessões/encontros. A variável dependente coordenação motora (escore total do teste DCDQ-Brasil) foi avaliada em dois pontos no tempo – pré e pós teste. O resultado referente ao escore total do teste DCDQ-Brasil revelou efeito positivo entre os tempos, o que confere significância funcional a intervenção, aproximando o desenvolvimento da coordenação motora da criança com TDAH/TDC, da referência para crianças com desenvolvimento típico. Ao menos considerando nossa amostra, inferimos que a intervenção motora através do esporte sob a forma de um Programa de Aprendizagem de Natação, contribuiu para que o desempenho final das crianças com TDAH/TDC, fosse semelhante ao de crianças com desenvolvimento típico. Estudos futuros devem ser desenvolvidos com o objetivo, por exemplo, de investigar as influências de outras práticas esportivas sobre os portadores de diagnóstico semelhante.

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