Parentalidade positiva e promoção do desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes: verificação de evidências de validade de intervenções online

Resumo: A literatura nacional e internacional da área da Psicologia e do Desenvolvimento demonstra, há muitas décadas, o potencial de intervenções dirigidas a pais de crianças (cuidadores) com desenvolvimento típico e atípico para promoção de repertórios mais adaptativos e funcionais. Tais intervenções envolvem princípios de parentalidade positiva, conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e adolescente, e ferramentas conceituais da análise do comportamento para se prevenir ou intervir em vários aspectos do comportamento infantil, desde questões que fazem parte do dia a dia de qualquer criança, como promoção da autorregulação, diminuição de comportamentos agressivos, até problemas específicos de crianças em situação de risco ao desenvolvimento, como no caso de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse contexto, no entanto, poucas destas intervenções apresentam evidências de validade no Brasil para serem desenvolvidas no formato online. A popularização das tecnologias de comunicação, e seu crescente uso pela população brasileira, somada às necessidades de restrição de circulação impostas pela pandemia de COVID-19 tornam importante a investigação da aplicabilidade e eficácia de tais intervenções no formato remoto. Este projeto se propõe, portanto, a verificar evidências de validade de intervenções online para promoção do desenvolvimento infanto-juvenil, a saber: 1) grupo de parentalidade positiva para pais de crianças com desenvolvimento típico; 2) grupo de parentalidade positiva para pais de adolescentes com desenvolvimento típico; e 3) grupo de parentalidade positiva para pais de crianças e adolescentes com TEA. Todas as intervenções possuem público-alvo específico e metodologia própria em 8 sessões, sendo desenvolvidas de forma totalmente remota, desde o recrutamento dos participantes até a intervenção. Os pais (ou cuidadores) participantes responderão, antes e após a participação no GPP a instrumentos que avaliam elementos da sua relação parental com a criança e comportamentos da própria criança. Após cada sessão do GPP os pais responderão um instrumento que avalia a sessão do grupo, e após o fim das 8 sessões, um instrumento que avalia a intervenção como um todo. Além disso, o projeto também visa avaliar o investimento parental em crianças típicas e atípicas. Estima-se uma amostra total de 250 participantes. Participarão da execução da presente proposta, além da coordenadora-proponente, 01 pesquisadora doutora, 03 mestrandos do Programa de Pós-graduação em Psicologia e 12 estudantes de graduação - todos pertencentes à Universidade Federal do Espírito Santo; além de 02 pesquisadoras de outras universidades brasileiras (Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Vale do Itajaí).

Data de início: 02/08/2021
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador FABIANA PINHEIRO RAMOS
Pesquisador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Pesquisador ROSANA SUEMI TOKUMARU
Transparência Pública
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