Parentalidade, funções executivas e consciência fonológica de crianças pré-escolares

Resumo: Estudos na área da linguagem tem se voltado para a compreensão do papel de variáveis da criança e do ambiente no desenvolvimento de habilidades relacionadas, como a consciência fonológica. O funcionamento executivo, como aspecto do desenvolvimento cognitivo da criança, se dá de modo gradual e compartilha competências com a linguagem, que dá à criança uma importante ferramenta de controle e regulação. Como fonte de influência do ambiente está o contexto familiar, mais especificamente, a qualidade da parentalidade. Apesar das associações já referidas na literatura entre o funcionamento executivo e a parentalidade, ainda existem lacunas na investigação que inclua habilidades linguísticas reconhecidamente precursoras da alfabetização para crianças pré-escolares. Este projeto de pesquisa tem o objetivo de compreender as relações entre a parentalidade e características comportamentais, cognitivas e linguísticas de crianças pré-escolares. Para o alcance dos objetivos propõe-se a realização de dois estudos, sendo o Estudo 1- Funções executivas e consciência fonológica de crianças pré-escolares; e Estudo 2- Parentalidade, problemas de comportamento e consciência fonológica. Tais estudos se vinculam à proposta de mestrado de Bianca Meirelles Burini, sob a orientação da docente Alessandra Brunoro Motta Loss, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFES). Os estudos propostos serão descritivos, quantitativos, e de corte transversal. Os participantes, irão compor uma amostra de conveniência de crianças típicas, com idade entre 5 e 6 anos, e seu respectivos responsáveis que serão recrutados em escolas de educação infantil, vinculadas ao sistema público de ensino. Os instrumentos serão respondidos pelos pais: Escala de Parentalidade e Ajustamento Familiar (Estudo 1), Inventário de Funcionamento Executivo Infantil (IFEI) (Estudo 2) e Questionário de Capacidades e Dificuldades (Estudo 1). As crianças responderão ao teste: Prova de Consciência Fonológica por produção Oral (PCFO) (Estudo 1 e 2). Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva, com cálculo de frequência, proporção, média e desvio-padrão e posteriormente, serão submetidos à análise estatística inferencial para verificar as relações entre as variáveis. A presente pesquisa permitirá a ampliação do conhecimento sobre as relações entre parentalidade, desenvolvimento da consciência fonológica e funções executivas, de modo a subsidiar e reforçar as discussões atuais que orientem os responsáveis potencializarem o desenvolvimento adequado dessas funções, que irão futuramente auxiliar no processo aprendizagem de crianças em período pré-escolar e suas relações sociais e comportamentais.

Data de início: 01/08/2021
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado BIANCA MEIRELES BURINI
Coordenador ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS
Transparência Pública
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