Estressores, coping e saúde mental positiva de adolescentes após o câncer: uma proposta de intervenção com foco em projeto de vida

Resumo: Este projeto de pesquisa contempla a proposta de pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFES), da doutoranda Isabela Medeiros de Almeida, sob a orientação da professora Alessandra Brunoro Motta Loss. O estudo se baseia nos desafios encontrados por adolescentes que passaram pelo câncer, especialmente, no momento de transição entre a finalização do tratamento oncológico pediátrico e a retomada da vida. Este momento pode ser bastante estressor para o paciente e seus familiares. O estudo proposto tem o objetivo de elaborar um programa de intervenção com foco no projeto de vida para ampliação de estratégias de enfrentamento e melhoria de indicadores de saúde mental voltado para adolescentes que estão na transição entre a finalização do tratamento do câncer infantojuvenil e a retomada da vida. Propõe-se a realização de três estudos: Estudo 1- “Coping e saúde mental de adolescentes que passaram pelo câncer”, que visa mapear a saúde mental dos adolescentes após a doença e verificar suas relações com aspectos sociodemográficos e clínicos, e enfrentamento. Será composta uma amostra nacional de adolescentes que passaram pelo tratamento de câncer, que responderá, de modo online, os instrumentos: Questionário sociodemográfico e clínico; Critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB); Adolescent/Child’s Self-Report Responses to Stress Questionnaire (RSQ) Pediatric Cancer Survivor (PCS); e Escala de Saúde Mental Positiva; Estudo 2- “Projeto de vida de adolescentes que passaram pelo câncer”, com o objetivo de investigar a existência de projeto de vida de adolescentes que passaram pelo câncer, e analisar a sua importância no enfrentamento do processo de alta do tratamento; e Estudo 3- “Intervenção em projeto de vida para enfrentamento e saúde mental de adolescentes após o câncer”, para avaliar a eficácia de um programa de intervenção elaborado pela própria pesquisadora, com foco em projeto de vida para ampliação de estratégias de enfrentamento e melhora nos indicadores de saúde mental positiva. A intervenção será voltada para uma subamostra de adolescentes que passaram pelo tratamento de câncer (câncer (<5 anos) e que estão na fase final do tratamento. A verificação da eficácia do programa será por meio da Teoria da Mudança e proposta de IDEAS, que consiste da avaliação e adaptação da intervenção e ciclos rápidos e repetidos em pequenos grupos, a partir da mensuração pré e pós intervenção dos instrumentos: Adolescent/Child’s Self-Report Responses to Stress Questionnaire (RSQ) Pediatric Cancer Survivor (PCS); Escala de Projeto de Vida em Adolescentes (EPVA);e Escala de Saúde Mental Positiva, além disso será aplicado o “Questionário de satisfação do usuário” após a intervenção para conhecer sua usabilidade. Os estudos utilizarão análises descritivas e inferenciais, além de análise de conteúdo para o grupo focal que será realizado no Estudo 2. No estudo 3, também será realizado o teste t e análise bayesianas para pequenas amostras.

Data de início: 06/04/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ISABELA MEDEIROS DE ALMEIDA
Coordenador ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS
Transparência Pública
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