Parentalidade e desenvolvimento de crianças de risco: avaliação e intervenções baseadas em práticas positivas e com uso da autoscopia
Resumo: O papel da família é essencial à promoção de habilidades e competências de suas crianças, implementadas por mediações significativas de processos de desenvolvimento, fortalecendo seus recursos para o enfrentamento de desafios e adversidades. O desenvolvimento é impulsionado e modelado pela família e demais ambientes de inserção da criança, em uma relação bidirecional, contínua e dinâmica, incluindo os processos de regulação e corregulação parental. Nesse contexto, esta proposta tem por objetivo geral analisar os tipos de práticas intrafamiliares para o cuidado e educação dos filhos, bem como as dimensões de desenvolvimento, temperamento e comportamento da criança, verificando os efeitos de intervenções parentais. As famílias são assistidas no Programa de Follow-up do HUCAM/UFES, sendo as crianças egressas da Unidade Neonatal, por prematuridade, baixo peso e/ou outra condição importante ao nascimento. A pesquisa está organizada em 3 estudos, com subamostras independentes. O Estudo 1 envolverá a avaliação de competências parentais e de desenvolvimento das crianças. O Estudo 2 (intervenção A) será organizado em 8 encontros online com grupos de pais (3 a 10 participantes), incluindo as etapas avaliação (instrumentos do Estudo1), intervenção (práticas parentais positivas) e reavaliação. Por fim, o Estudo 3 (intervenção B) adotará como recurso metodológico a autoscopia para promoção de competências parentais, envolvendo um processo reflexivo sobre mediações que realizam nas diversas interações cotidianas com os filhos, viabilizadas por filmagens que a própria família realiza e que deseja compartilhar. Esse estudo adotará delineamento quase experimental de caso único, tipo A-B-C (linha de base, intervenção e pós-intervenção), com 8 encontros, na modalidade presencial. Espera-se que esta pesquisa contribua com estudos no campo da parentalidade, visando tanto o aumento na frequência e qualidade das práticas positivas como a diminuição/eliminação de disciplina coercitiva, ampliando competências e autonomia da criança, mediante fortalecimento do apego e incremento de fatores de proteção, quando há potencial risco ao desenvolvimento. Programas dessa natureza são fundamentais na promoção do bem-estar parental, além da prevenção e redução de problemas de comportamento na infância.
Data de início: 01/08/2022
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Colaborador | FABIANA PINHEIRO RAMOS |
Coordenador | KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA |