Estresse, ansiedade e estratégias de enfrentamento em contexto universitário: avaliação e intervenção.
Resumo: Investiga, por meio de três subprojetos, as relações entre estresse, ansiedade e estratégias de enfrentamento em universitários participantes das atividades de atendimento psicológico individual e em grupo, oferecidas no âmbito de um Projeto de Extensão do Departamento de Psicologia. No primeiro subprojeto são investigadas as relações entre estresse, ansiedade e estratégias de enfrentamento de provas escolares; no segundo são analisadas as relações entre a procrastinação de tarefas escolares (estudar para prova, realizar trabalhos, dentre outros) e a ansiedade e o estresse; e no terceiro, são avaliados os resultados da participação dos estudantes em um grupo de controle da ansiedade e enfrentamento do estresse, com metodologia breve e estruturada. Os resultados obtidos em cada um dos subprojetos permitirão a avaliação de indicadores emocionais nesta população universitária (45 participantes, no total) e das estratégias de intervenção eficazes para sua modificação. Em seu conjunto, os dados obtidos permitirão a comparação e correlação das diferentes variáveis coletadas e contribuirão para o aperfeiçoamento das intervenções desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão.
Data de início: 01/05/2015
Prazo (meses): 39
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | FABIANA PINHEIRO RAMOS |