"Como podemos nos articular melhor"?: A relação gestão/serviços na esfera municipal do SUS

Nome: FERNANDA FLORES DUARTE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KELLY GUIMARÃES TRISTÃO Suplente Externo
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Orientador
PEDRO MACHADO RIBEIRO NETO Suplente Externo
ROSANI RAMOS MACHADO Examinador Externo
TERESINHA CID CONSTANTINIDIS Examinador Interno

Resumo: A gestão, no campo da saúde, tem permanecido como um dos desafios à operacionalização de práticas pautadas nos princípios do SUS que se referem principalmente, nesse estudo, ao compartilhamento do poder de gerir. A Política Nacional de Humanização propõe a ampliação da capacidade de análise e intervenção na realidade, a produção de autonomia e a corresponsabilização dos sujeitos. Sendo assim, espera-se que gestoras(es), profissionais dos serviços e usuárias(os) estabeleçam relações que primem pela proximidade e por práticas horizontais que incidam na abertura democrática das instituições de saúde. Este estudo se debruçou sobre a relação gestão/serviços, no âmbito municipal do SUS, no intuito de investigar as concepções de uma equipe gestora sobre sua relação com profissionais dos serviços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de grupos focais, nos quais participaram 36 representantes de uma das equipes gestoras em saúde de um município do Sudeste do Brasil. A análise foi realizada com o auxílio do Iramuteq, por meio do qual se efetivou a análise léxica. O material advindo da coleta originou um corpus textual submetido à Classificação Hierárquica Descendente. Após o processamento foi particionado em cinco classes: 1.“Gerência: identidade e cotidiano de trabalho”; 2. “Território: complexidade, articulação e possibilidades”; 3. “Conjecturas e Expectativas da Gestão quanto às(aos) Profissionais dos Serviços”; 4. “Potências e Desafios dos Dispositivos de Encontros entre Gestão e Serviços”; 5. “Metáforas sobre a Relação entre Profissionais da Gestão e Profissionais dos Serviços”. A partir do conteúdo das classes constatou-se o reconhecimento da equipe gestora sobre a interdependência entre gestão/serviços para a concretização da atenção municipal à saúde. Em contrapartida, verificou-se que ao caracterizar o trabalho realizado, as gestoras demarcam a diferenciação dos lugares que cada equipe ocupa. Isso foi ratificado pela alta ocorrência dos termos “nível central” e “ponta” que conotam distanciamento e até certa oposição hierárquica. Apesar disso, identificou-se a intenção da gestão em estabelecer a horizontalidade no que tange à relação. Mediante essa aposta comparecem as práticas de apoio institucional, matriciamento e articulação territorial, como possibilidades tanto de favorecer a integração entre profissionais, como do fortalecimento dos coletivos que visam à cogestão. Também se evidenciou que a existência desses espaços/arranjos não garante a efetividade do encontro, da disponibilidade de construir em conjunto, do estabelecimento de relações de confiança, dentre outros elementos necessários para a constituição dos coletivos de profissionais. Pontuou-se como desafios quanto à integração o pouco aproveitamento e até a desvalorização dos espaços coletivos. Também como desafio compareceu a intensidade do cotidiano de trabalho da gerência em referência às demandas das equipes dos territórios, bem como ao tempo que as gestoras se dedicam ao planejamento. Assumindo este como se fosse, prioritariamente, realizado pela gestão em divergência da construção compartilhada. Destacou-se ainda a fragmentação como característica da equipe gestora, o que dificulta a compreensão de uma identidade enquanto gestão. Comparecem ainda como empecilhos à integração, o desconhecimento do trabalho realizado por ambas as equipes, assim como a pouca apropriação da realidade dos territórios.

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