Competência Social de crianças autistas de alto funcionamento: Teoria da Mente Aplicada e Pragmática

Nome: GYOVANNA MAZZOCCO MACHADO AZEVEDO

Data de publicação: 21/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador

Resumo: Os déficits em Teoria da Mente e Pragmática já tiveram seu papel mediador relacionado ao
autismo, constituindo-se como elementos cruciais nos estudos psicológicos sobre o
transtorno. No entanto, a compreensão da competência social de crianças Autistas de Alto
Funcionamento ainda é um desafio aos pesquisadores. Neste sentido, o objetivo deste estudo
foi investigar como a Teoria da Mente Aplicada e a Pragmática se associam aos sintomas e à
competência social de crianças Autistas de Alto Funcionamento. Para tanto, delineou-se um
estudo descritivo de casos múltiplos, no qual três crianças Autistas de Alto Funcionamento e
seus respectivos cuidadores responderam ao Inventário de Teoria da Mente 2 (adaptado), ao
Teste de Linguagem Infantil ABFW (Pragmática - Parte D), à Lista de Verificação do
Comportamento Infantil para Idades 6-18 (CBCL 6-18) e à Avaliação de Marcos do
Comportamento Verbal e Programa de Nivelamento (Marcos de Comportamento Social e
Brincadeira Social e de Rotinas de Sala de Aula e Habilidades de Grupo níveis 2 e 3). Os
dados fornecidos pela aplicação desses instrumentos integraram o corpus para descrições de
casos, que foram analisados por meio de estratégia analítica utilizando a síntese cruzada dos
casos. Os resultados apontam rebaixamento das habilidades pragmáticas, do conhecimento
aplicado de Teoria da Mente e de competência social. Discute-se que, embora os
participantes apresentem rebaixamento das habilidades, seus perfis são heterogêneos.
Conclui-se a relevância das habilidades de Teoria da Mente e pragmática na compreensão da
competência social de crianças autistas de alto funcionamento, e estudos futuros devem
considerar as dimensões envolvidas nessas habilidades e determinar a direção da relação
causal estabelecida entre as variáveis.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910