Ensino de relações condicionais e de relações intraverbais em universitários

Nome: JARBAS REIS DA PAZ

Data de publicação: 28/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZEU BATISTA BORLOTI Orientador

Resumo: O paradigma de equivalência de estímulos tem demonstrado ser um método favorável ao
ensino de novos comportamentos e conteúdos didáticos. O emprego desse modelo de ensino
pode ser uma proposta metodológica de desenvolvimento de repertórios intraverbais, de modo
a facilitar a aquisição de outros operantes verbais. A emissão de operantes intraverbais é
exigida em interações de contextos educacionais, como em avaliações, apresentações,
discussões, diálogos dentre outros. A presente dissertação avaliou o efeito do ensino das
relações condicionais entre nome, definição e exemplos de esquemas de reforçamento em
animações em GIF por meio de um aplicativo na formação de classes de estímulos
equivalentes e emergência de intraverbal em universitários. Para isso, ela foi dividida em dois
artigos. O primeiro avaliou a programação de ensino de relações condicionais em
universitários por meio de um aplicativo de web na formação de classes de equivalência na
emergência da aprendizagem do conteúdo de esquemas de reforçamento. O segundo verificou
a emergência de comportamento intraverbal sob controle do conteúdo esquemas de
reforçamento; e testou a manutenção das classes estímulos equivalentes ao longo do tempo
em testes de transitividade e teste de evocação de intraverbal. Em ambos os estudos
participaram universitárias do curso de psicologia, submetidas a tarefas de Matching-ToSample por meio do aplicativo Socrative. Nesse aplicativo foram realizados, em ambos os
estudos: pré-testes de linha de base, ensino das relações condicionais e testes de simetria e de
transitividade. Entretanto, apenas no estudo do segundo artigo foram realizadas as etapas de
teste para averiguar a emergência do operante intraverbal e teste de manutenção, após 25 dias,
das relações de transitividade e intraverbal. Os resultados dos dois artigos demonstraram a
emergência de relações de equivalência testadas no aplicativo, já as relações intraverbais
variaram entre as participantes, não permitindo identificar a sua permanência no repertório
deles após o intervalo de 25 dias.

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