Avaliação de estresse, bem-estar psicológico e uma proposta de intervenção na autocompaixão de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista

Nome: LUCAS POLEZI DO COUTO

Data de publicação: 30/03/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIANA PINHEIRO RAMOS Orientador

Resumo: Pais e mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam níveis mais
altos de estresse e sobrecarga emocional, bem como repertórios abaixo da média em
autocompaixão e bem-estar psicológico, se comparados a cuidadores de crianças típicas,
conforme pesquisas da área. A autocompaixão inclui a presença de autobondade e gentileza
para consigo mesmo, para com seu próprio sofrimento e dificuldades, bem como, uma
postura de coragem e motivação para aliviá-los. Já o bem-estar psicológico abarca as
habilidades para lidar com emoções, pensamentos e dificuldades a fim de organizar o
ambiente em que o indivíduo vive e construir uma vida significativa. Estudos apontam que a
autocompaixão contribui para a diminuição do estresse, ansiedade, depressão e preocupação,
favorecendo o aumento do bem-estar psicológico, satisfação com a vida e qualidade de vida.
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar indicadores de estresse e bem-estar
psicológico e propor uma intervenção em autocompaixão em mães e pais de crianças com
TEA, verificando se a intervenção modificava esses indicadores. O treinamento foi composto
por cinco sessões nas quais foram discutidas temáticas sobre parentalidade, estresse parental
e autocompaixão. Participaram da pesquisa 77 pessoas no período de pré-teste e 10
cuidadores chegaram até o final da intervenção (pós-teste). Utilizou-se os seguintes
instrumentos antes da intervenção: 1) Questionário de Caracterização da Amostra; 2) Escala
de Autocompaixão (SCS); 3) Escala de Estresse Parental (EEPa); 4) Escala de Bem-estar
Psicológico (EBEP). No pós-tratamento, os participantes responderam mais uma vez a SCS,
a EEPa e a EBEP e um Questionário de Avaliação da Intervenção. A pesquisa deu-se na
modalidade online, devido à pandemia da Covid-19, desde o recrutamento até a intervenção.
A análise dos dados quantitativos identificou uma correlação positiva entre os aspectos
positivos medidos na escala de autocompaixão e o bem-estar psicológico, e os aspectos
negativos da escala se correlacioram negativamente com o estresse parental; e apontou que
não houve mudanças com significância estatística nos indicadores de autocompaixão e
estresse parental entre pré e pós intervenção. Todavia, foram observadas alterações no escore
geral de bem-estar psicológico, bem como nos domínios de propósito de vida e relações
positivas com os outros no instrumento que avaliou esse constructo. A análise dos dados
qualitativos apontou que os participantes identificaram mudanças positivas no
relacionamento consigo mesmos e com seus filhos, bem como o aumento da conexão com o
momento presente, da bondade para consigo mesmo, satisfação com a vida e diminuição do
estresse, comparação e vergonha após a intervenção. Os achados desta pesquisa estão
alinhados com a literatura internacional que vem discutindo que intervenções em
autocompaixão contribuem para o aumento do bem-estar psicológico, melhoria na qualidade
de vida, maior satisfação e diminuição de sofrimento psicológico em pais de crianças autistas.
A pesquisa trouxe novos achados para a literatura, em especial no que se refere à correlação
da escala autocompaixão com estresse parental e na relação dos indicadores da
autocompaixão com bem-estar psicológico. Por fim, novos estudos poderão avaliar se
intervenções em autocompaixão com maior duração para pais de crianças autistas contribuem
para mudanças mais significativas nos indicadores de autocompaixão e estresse parental, bem
como ampliar a discussão sobre correlações entre os domínios da autocompaixão e os
indicadores de bem-estar psicológico e estresse parental.

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