Projetos de Vida na Adolescência: Um Estudo na Área da Ética e da Moralidade

Nome: FERNANDA HELENA DE FREITAS MIRANDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/11/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Orientador
MARIA TERESA CERON TREVISOL Examinador Externo
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa consiste em um estudo no campo da ética e da moralidade, e buscou investigar a existência de projetos de vida em adolescentes, identificando o lugar do outro nestes projetos. Foram analisados os projetos citados pelos participantes de maneira espontânea. Participaram do presente trabalho 24 adolescentes com idade entre 15 e 20 anos, igualmente divididos em relação ao sexo e classe social (média e baixa). Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas utilizando o método clínico proposto por Piaget (1926-s.d.;1932/1994). Os resultados obtidos permitem verificar que todos os adolescentes apresentaram estabelecimento de projetos de vida. Entre os principais resultados, foi encontrado o total de 87 planos divididos em cinco categorias: 1) Bens Materiais, 2) Relacionamentos Afetivos, 3) Atividade Profissional, 4) Formação Acadêmica e 5) Outros Projetos. Cada justificativa dos motivos pelos quais esses projetos foram mencionados foi considerada, como Conectada ou Desconectada, termos que designaram a relação que se estabelece com a existência de um outro no projeto de vida. Foram denominados projetos Conectados, aqueles que incluíram outras pessoas, grupos ou instituições, em papeis de protagonismo. Em outras palavras, reservavam ao outro um lugar central. Por outro lado, os projetos de vida chamados de Desconectados, foram aqueles que, tanto não consideraram a existência de outras pessoas, grupos ou instituições, em seu estabelecimento, quanto os que mencionaram o outro, mas em um lugar secundário, onde este foi visto como um meio para que o projeto de vida fosse atingido. Do total de 87 justificativas dos projetos, 52% eram Conectadas e 48% Desconectadas. O fato de haver planos de vida com justificativas categorizadas como Conectadas e Desconectadas pode significar que os valores morais e éticos que permitem a boa convivência em sociedade ainda permeiam parte dos projetos de vida dos adolescentes, mas não sua totalidade.

Palavras- chave: juízo moral; ética; projetos de vida; adolescência.

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