Crenças e Práticas Parentais de Mães Urbanas

Nome: MARIA AUXILIADORA COELHO LOPES DAMÁZIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AGNALDO GARCIA Examinador Interno
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo Investigar semelhanças e diferenças entre as crenças e as práticas de um grupo mães de crianças de 0 a 2 anos de idade na cidade de Governador Valadares/MG. Utilizou-se o método de pesquisa descritiva e exploratória. Três fontes de dados foram examinadas: 1) Questionário de variáveis sóciodemográficas; 2) as escalas de Crenças sobre Práticas dos comportamentos das mães em três contextos: banho, alimentação e brincadeira. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística para dados não paramétricos. Os resultados indicaram que as mães deste grupo valorizaram igualmente as dimensões autonomia e relacional nas crenças sobre práticas parentais e metas de socialização investigadas. Quanto à escala de crenças e práticas as mães afirmaram realizar com maior freqüência práticas voltadas para a dimensão de independência e atribuíram também maior importância a estas práticas. Observou-se através das filmagens que a freqüência dos comportamentos emitidos pelas mães indicou valorização da dimensão de independência. Verificou-se, de forma geral, não ter havido correlações significativas entre as variáveis sóciodemográficas e as respostas das mães nas escalas e entre as variáveis sociodemograficas e o comportamento observado. Quanto à correspondência entre as crenças explicitadas nas escalas e as práticas observadas constatamos divergências e correspondências. Houve correspondência entre o comportamento observado e as respostas na escala de crenças parentais e práticas de cuidado e divergência entre o comportamento observado e as escalas de crenças parentais e metas de socialização. Os resultados são discutidos em função dos instrumentos utilizados e de modelos bio-culturais da parentalidade.

Palavras-chave: Etnoteorias, Cuidado, Investimento parental

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910