Empreendedores: Sucessos e Insucessos das Micro e Pequenas Empresas do Vale do São Francisco

Nome: DERANOR GOMES DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/11/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Interno

Resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever as atribuições de causalidade ao sucesso e ao insucesso dos empreendedores proprietários de micro e pequenas empresas instaladas no Vale do São Francisco, especificamente na cidade de Juazeiro (BA), utilizando relatos da trajetória de vida pessoal e empresarial de dez empreendedores. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório por intermédio de entrevistas em profundidade. O tratamento dos dados foi feito utilizando-se a técnica de análise do conteúdo apoiada pelo software ATLAS/ti.
Os estudos teóricos e empíricos sobre as características psicológicas e as competências do empreendedor presentes na literatura acadêmica e os resultados obtidos na pesquisa propiciaram a identificação de dimensões relacionadas às atribuições de causalidades nas situações de realização dos empreendedores. Os resultados obtidos destacam a importância dos aspectos relacionados às influências socioambientais, ás dificuldades da tarefa e às facilidades encontradas no ambiente externo e às características pessoais dos empreendedores. Os resultados levaram às seguintes considerações finais: Os resultados obtidos parecem concordar com que um ambiente externo propício ao
desenvolvimento do empreendedorismo, por si só, ao que parece, não garante sucesso no empreendimento. Para que venha a se efetivar o sucesso, é preciso associar ao cenário, os aspectos relacionados às características pessoais e os aspectos cognitivos. Os empreendedores de sucesso valorizaram as causas internas, enquanto que os empreendedores de insucesso atribuíram a fracasso às dificuldades encontradas no ambiente externo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910