Criança Usa Droga? Caracterização da Criança Usuária de Substância Psicoativas Atendida em um Serviço de Saude Mental

Nome: HELENA QUINTAS RAMALDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO Examinador Interno
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Orientador
MARLUCE MECHELLI DE SIQUEIRA Examinador Externo

Resumo: ESTUDO I: No Brasil há uma população de crianças que faz uso de drogas. No entanto, são raras as pesquisas que tratam desse tema. O estudo objetiva caracterizar a criança que faz uso de substância psicoativa atendida na Unidade de Tratamento à Criança e ao Adolescente usuário de álcool e outras drogas (UTCA) a partir dos relatos da própria criança. A UTCA é um serviço hospitalar da rede de saúde mental do estado do Espírito Santo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com três crianças e foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam a prevalência do consumo entre as crianças participantes, fatores associados ao consumo e como a criança descreve o serviço oferecido pela UTCA.

Palavras-chave: Criança, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Drogas ilícitas, Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental.

ESTUDO II: No Brasil há uma população de crianças que faz uso de drogas, mas poucas são as pesquisas que tratam do tema e poucos os serviços de saúde que estão preparados para atender essa população. O estudo objetiva caracterizar a criança que faz uso de substância psicoativa atendida na Unidade de Tratamento à Criança e ao Adolescente usuário de álcool e outras drogas (UTCA) a partir dos relatos dos profissionais de saúde. A UTCA é um serviço hospitalar da rede de saúde mental do estado do Espírito Santo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com os profissionais de nível superior que trabalham na UTCA e foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam a prevalência do consumo entre as crianças participantes, fatores associados ao consumo, como é feito o atendimento à criança e avaliação dos profissionais sobre as políticas em saúde mental que tratam desse tema.

Palavras-chave: ... Drogas ilícitas, Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910