"O DESAFIO DA FORMAÇÃO: ESTUDO PSICOSSOCIAL DOS MOVIMENTOS DA IDENTIDADE EM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO MST"

Nome: MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/02/2001

Resumo: Este estudo foi realizado com alunos de uma turma especial do curso de pedagogia da UFES, militantes do MST e professores de escolas de assentamentos rurais de vários estados brasileiros. O trabalho foi de natureza qualitativa com delineamento de pesquisa-ação, buscando compreender como a participação na formação acadêmica refletiu no processo de construção da identidade dos sujeitos estudados. Os dados foram coletados através da observação participante, construção de diários de campo, realização e leitura de imagens fotográficas feitas pelos sujeitos e registros das reuniões de um grupo de reflexão. Estes dados foram submetidos a uma análise de conteúdo, revelando que os sujeitos, ao se tornarem protagonistas de sua formação acadêmica, passaram a elaborar sentimentos positivos de si, projetando-se no futuro. Ao se envolverem nas atividades demandadas pela vida acadêmica, os sujeitos relataram experimentar sentimentos paradoxais. Por um lado, estar cursando um curso universitário lhes conferiu sentimentos de segurança e de realização pessoal e social. Por outro, esta mesma condição lhes compôs exigências de conhecimentos, denunciando e carência de conteúdos básicos para melhor desempenho e aproveitamento desta formação em pedagogia. Constatamos nestes sujeitos um forte sentimento de auto-estima, centrado no projeto de transformação social que assumiram. O objetivo de transformar a realidade profissional ao sucesso deste processo daí a importância de seu aprimoramento.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910