CRIANÇAS E FAMÍLIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PESQUISANDO PROCESSOS
FORMATIVOS INVENTIVOS

Nome: FLÁVIA AMORIM SPERANDIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/09/2022
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
JANAÍNA MARIANO CÉSAR Co-orientador
ILEANA WENETZ Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
JANAÍNA MARIANO CÉSAR Coorientador
MÍRIAM CRISTIANE ALVES Examinador Externo
RODRIGO SABALLA DE CARVALHO Examinador Externo
JAIR RONCHI FILHO Examinador Externo
MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS Examinador Interno

Páginas

Resumo: Esta pesquisa problematiza quais sentidos crianças e adultos presentificam nos
processos formativos nas suas experiências cotidianas. Para isso, buscou
compreender como pais, mães e responsáveis pensam a produção de conhecimento
vivida pelas crianças e também por si. Além disso, quais momentos são
reconhecidos pelos pais, mães e responsáveis como sendo momentos formativos, e
ainda quais práticas formativas inventivas são vividas entre adultos e crianças. Para
a investigação, trabalhou-se com a abordagem da aprendizagem inventiva
(KASTRUP, 2007) e na aliança com as discussões sobre concepções de infância(s)
e crianças (SARMENTO, 2008; QVORTRUP, 2010; JENKS, 2002), bem como sobre
a historicidade da noção de família (SCHEINVAR, 2006). A pesquisa se insere em
um Centro de Educação Infantil da esfera federal, e utilizou como ferramentas
metodológicas: análise de registros de reuniões de atendimento às famílias, criação
de um dispositivo grupal com familiares e crianças (oficina brincante), realização de
entrevistas com famílias e produção de diário de pesquisa. A dissertação analisa as
relações entre políticas recognitivas e políticas adultocêntricas nas relações entre
crianças e adultos, nos cotidianos da vida e aprendizagem; visibiliza no âmbito das
políticas formativas, no campo da educação infantil, a presença de uma tensão e
disputa de sentidos entre recognição e invenção; aponta o exercício de práticas de
cuidado e interdependência como caminhos para criançar (VICENTIN, 2016) a
educação infantil e os cotidianos relacionais entre crianças e famílias.
Palavras-chave: educação infantil; aprendizagem inventiva; adultocentrismo;
processos formativos; famílias.

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