DIMENSÕES PÚBLICAS EM POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO
DE VIANA-ES.

Nome: MATHEUS SOAVE DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO HEBERT DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO HEBERT DA SILVA Orientador
FERNANDA SPANIER AMADOR Examinador Externo
RAFAEL DA SILVEIRA GOMES Examinador Interno

Resumo: Muitos são os modos de se organizarem serviços de saúde mental no SUS. Aqui, percorrem-se, através de histórias contadas a partir de experiências do trabalho real em saúde mental no município de Viana (ES) alguns modos de organização de serviços que compõem estratégias locais de produção de saúde mental frente ao cenário atual das políticas públicas de saúde mental. Algumas políticas públicas conectam-se a partir de dimensões públicas com a efetivação do cuidado em saúde mental nos serviços ou práticas profissionais de psicólogos.
Analisam-se, junto de dimensões públicas das políticas de saúde mental, processos de subjetivação que, tanto funcionam como motores de produção de modos de organização, quanto são também produzidos em modos de organização de serviços de saúde mental.
Argumenta-se, então, que, para que ocorram mudanças em formas de se organizar, é necessário alteração das forças que constroem essas formas. Aposta-se na efetivação de práticas balizadas pela Reforma Psiquiátrica e sua intrínseca relação com a Atenção Básica como um caminho profícuo de construção de recursos de cuidado em saúde mental. PALAVRAS-CHAVE: Produção de subjetividade. Organização do trabalho. Saúde Mental.
Atenção Básica. Reforma psiquiátrica.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910