Resistências e Produção de ‘‘subjetividade - Risco’’: uma Viagem Conduzida pela Pesquisa Intervenção

Nome: JACIANY DE SOUZA PEREIRA OLINTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/09/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILEAD MARCHEZI TAVARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETH MARIA ANDRADE ARAGÃO Examinador Interno
GILEAD MARCHEZI TAVARES Orientador
NEUZA MARIA DE FATIMA GUARESCHI Examinador Externo

Resumo: Resumo

OLINTO, Jaciany de Souza Pereira. Resistências e produção de subjetividade-risco no Projeto Brincarte: uma viagem conduzida pela pesquisa intervenção. Dissertação de Mestrado (Psicologia Institucional) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, Universidade Federal do Espírito Santo, 2011, pp113.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos veio como marco inicial para estimular a criação de ações objetivando a proteção dos Direitos Humanos, por meio especialmente de programas de estatais. A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 vieram reforçar esta idéia. Assim, a partir da década de 1990, não cessam de se proliferar políticas e programas de assistência à infância, especialmente para aquelas em condições de pobreza, pautados em noções compensatórias, de integração ao modelo de desenvolvimento. Uma ideia de compensar fundamentada em uma determinada noção do que é normal ou desejável, estabelecendo parâmetros em relação aos quais os ambientes familiares passam a ser avaliados como perigosos (ou potencialmente perigosos). Ao compensar, busca-se alcançar um padrão adequado, o qual é previamente delineado e a partir do qual todos os outros são considerados em falta, carentes. Desse modo, a Prefeitura Municipal de Vitória/ES passou a implantar alguns programas voltados à atenção da criança e do adolescente, dentre eles o Projeto Brincarte, pertencente ao Programa de Educação em Tempo Integral. Aqui direcionaremos o olhar para o Projeto Brincarte localizado no Território da Ilha de Santa Maria. Assim como os demais, o Projeto Brincarte da Ilha de Santa Maria apresenta como propósito a efetivação dos direitos humanos, no que se refere ao desenvolvimento de um conjunto articulado de ações voltadas à promoção, à proteção e ao fortalecimento do exercício da cidadania às famílias em situação de risco social e pessoal. Este trabalho teve como objetivo evidenciar a produção de subjetividade no Projeto Brincarte, a partir de processos guiados pela ideia de risco e de proteção. Mais especificamente, pretendeu conhecer as implicações decorrentes da classificação/indicação de risco para as famílias atendidas no Núcleo do Projeto Brincarte da Ilha de Santa Maria. Foi realizado a partir das orientações da pesquisa-intervenção.

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