AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM ARRANJO DE TREINAMENTO DE ENSINO DE ANÁLISE FUNCIONAL PARA CUIDADORES DE CRIANÇAS AUTISTAS
Nome: TALYTA CRISTINE DE ASSIS SANTOS
Data de publicação: 25/04/2024
Banca:
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Papel |
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ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS | Examinador Interno |
FABIANA PINHEIRO RAMOS | Presidente |
LUCIANO DE SOUSA CUNHA | Examinador Externo |
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e na
interação social, e por padrões de comportamentos repetitivos e restritos. A intervenção
fundamentada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) apresenta evidências
científicas no tratamento de crianças com TEA, mas nem sempre as famílias conseguem
acesso após o diagnóstico, sendo importante considerar alternativas como o treinamento
parental. Os comportamentos interferentes apresentados pela criança se constituem barreiras
para seu desenvolvimento, podendo acarretar aos cuidadores aumento do estresse e
diminuição da percepção de competência parental. Nesse contexto, as intervenções baseadas
na função do comportamento apresentam resultados efetivos na redução dos excessos
comportamentais. O protocolo IISCA – Interview Informed Synthesized Contingency Analysis
é um método de manipulação sistemática das possíveis variáveis que mantêm o
comportamento, sendo utilizado para identificar sua função de forma rápida e eficaz,
permitindo o planejamento da intervenção com base na análise funcional dos comportamentos
interferentes. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um arranjo de
treinamento para capacitar cuidadores de crianças com TEA a identificar variáveis
mantenedoras dos comportamentos interferentes de seus filhos, e descrever tais relações
funcionais com acurácia, tornando-os mais preparados para manejá-lo. Utilizando como
método o delineamento de sujeito único, com linha de base múltipla, o treinamento constituiu
em três etapas, sendo elas: 1) apresentação da pesquisa e coleta de dados de linha de base, 2)
ensino teórico sobre ABA e análise funcional, e 3) aplicação da entrevista de anamnese do
Protocolo IISCA, questionário de pós-teste e questionário de validade social. As respostas
foram analisadas de forma descritivas e categorizadas para verificar se os participantes
conseguiram identificar as variáveis antecedentes e consequentes dos comportamentos de seus
filhos. Os resultados apontaram ganhos significativos para as três participantes, que apresentaram desempenho de 40%, 0% e 50% na linha de base, e, no pós-teste, o desempenho aumentou para 100%, 60% e 80%, respectivamente, demonstrando melhora na habilidade das mães de identificarem as variáveis que mantêm o comportamento dos seus filhos. Os relatos
destas cuidadoras apontaram as contribuições do treinamento, diminuindo o nível de estresse
e aumentando o senso de competência parental. As participantes descreveram ainda, a
importância do treinamento parental sobre análise funcional para que conseguissem realizar
os manejos dos comportamentos de seus filhos de forma efetiva, garantindo maiores
oportunidades de aprendizagem para a criança. Em estudos futuros, o número de encontros
poderia ser reduzido com duração das sessões entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos para
assegurar o engajamento dos participantes, bem como inserir o follow-up para avaliar a
persistência do aprendizado ao longo de um período mais extenso. Os resultados desta
pesquisa apontam para a relevância de que os cuidadores saibam realizar uma análise
funcional dos comportamentos interferentes de seus filhos com TEA, melhorando assim, sua
capacidade de intervenção nas situações problema do dia a dia.
Palavras-chave: Treinamento parental, Protocolo IISCA, Treino de Habilidades Comportamentais (BST), Análise Funcional e Transtorno do Espectro Autista (TEA).