Características comportamentais, estressores e coping de adolescentes com fissura labiopalatina.

Nome: PAULA MELLO PACHECO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS Orientador
CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO Suplente Interno
FABIANA PINHEIRO RAMOS Suplente Externo
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Examinador Interno
TRIXY CRISTINA NIEMEYER VILELA ALVES Examinador Externo

Resumo: A adolescência compreende a transição entre a infância e a vida adulta, e saber lidar com os eventos estressores que surgem é essencial para um desenvolvimento saudável. Para os adolescentes com fissura labiopalatina (FLP) podem surgir estressores específicos, como dificuldades na comunicação e deformidade facial, ocasionando maior dificuldade de ajustamento psicossocial. O objetivo deste estudo foi descrever características comportamentais (competência social e problemas emocionais/comportamentais), estressores e coping de adolescentes com fissura labiopalatina (FLP). Realizou-se um estudo descritivo-comparativo, de corte transversal, com 59 adolescentes, de ambos os sexos (52,5% do sexo masculino), com idade entre 12 e 17 anos (Média = 14,3). Destes, 15 compuseram a amostra de adolescentes com FLP e 44 participaram como controle (adolescentes sem FLP). Os pais ou responsáveis dos adolescentes com FLP participaram fornecendo informações sobre problemas comportamentais e competência social dos adolescentes por meio do Inventário de comportamentos para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos: versão brasileira do Child Behavior Checklist (CBCL/6-18 anos). Os adolescentes responderam aos instrumentos de avaliação de problemas comportamentais (Inventário de Autoavaliação para Adolescentes de 11 a 18 anos [Youth Self-Report - YSR]), estressores (Escala de Eventos Percebidos para Adolescentes [Adolescents Perceived Events Scale - APES]), e coping (Escala de Coping). Para a caracterização da amostra, foram obtidos dados sociodemográficos e clínicos (adolescentes com FLP), a partir de um questionário especialmente elaborado. Os dados sobre competência social, problemas comportamentais, estressores e coping foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Dados sociodemográficos e clínicos (adolescentes com FLP) foram analisados por estatística descritiva. Verificou-se perfil clínico para problemas comportamentais totais e problemas de internalização (YSR), porém sem diferenças significativas entre o autorrelato do adolescente com FLP e o relato dos pais (CBCL). Foram observados estressores relacionados, principalmente, à morte de familiares e amigos, problemas e/ou preocupações relacionadas a dinheiro e uso de álcool ou drogas por membros da família ou parentes. A análise do coping relacionado à “ter nascido com FLP” e à “traição de um amigo” indicou que: adolescentes com FLP sentem-se mais desafiados e acolhidos na situação de ter nascido com fissura; e referem mais tristeza, medo e raiva, diante do estressor “traição de um amigo”. Em ambas as situações, as macrocategorias de coping mais referidas foram: “resolução de problemas” e “busca de informação”; sendo que diante do nascimento com FLP, referiram significativamente mais “busca de suporte”. Verificou-se correlação entre as reações emocionais e macrocategorias de coping (Escala de Coping) e problemas comportamentais (YSR). Análises comparativas entre as variáveis psicológicas de adolescentes com FLP e sem FLP não encontraram diferenças estatisticamente significativas. Conclui-se que adolescentes com FLP apresentam indicadores de um processo de coping adaptativo, mas ressalta-se a importância da avaliação comportamental e do coping, uma vez que problemas comportamentais se associaram a um enfrentamento mal adaptativo. O estudo contribui para a compreensão psicológica do adolescente com FLP, fortalecendo a interface entre a Psicologia e a Fonoaudiologia.

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