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Parentalidade positiva: avaliação e intervenção com cuidadores e profissionais.

Resumo: Pais e demais cuidadores possuem com suas atitudes, práticas e estilos, influência direta nas competências desenvolvimentais de crianças e adolescentes em diversas áreas: autorregulação emocional, desempenho cognitivo e acadêmico, competências sociais, dentre outros aspectos, de acordo com a literatura da área. Nesse contexto, a literatura nacional e internacional da área da Psicologia e do Desenvolvimento demonstra, há muitas décadas, o potencial de intervenções dirigidas a pais de crianças (cuidadores) para promoção de repertórios mais adaptativos e funcionais. Tais intervenções envolvem princípios de parentalidade positiva, conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e adolescente, e ferramentas conceituais da análise do comportamento para se prevenir ou intervir em vários aspectos do comportamento infantil, desde questões que fazem parte do dia a dia de qualquer criança, como promoção da autorregulação, diminuição de comportamentos agressivos, até problemas específicos de crianças em situação de risco ao desenvolvimento. Além disso, é importante compreender as práticas dos profissionais da área da saúde, educação, justiça, e assistência social na atenção a famílias, visando a promoção da parentalidade positiva. Este projeto se propõe, portanto, a avaliar indicadores de parentalidade em cuidadores participantes de intervenções para promoção da parentalidade positiva, tanto na modalidade individual, quanto grupal (presencial ou online); e avaliar concepções e práticas de profissionais para a promoção da parentalidade positiva em seus contextos sócio-ocupacionais. Todas as intervenções possuem público-alvo específico e metodologia própria e os participantes responderão, antes e após a participação a diversos instrumentos. Estima-se uma amostra total de 80 participantes. Participarão da execução da presente proposta, além da coordenadora-proponente, 02 pesquisadoras doutoras vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Psicologia, bem como Mestrandos e alunos de graduação em Psicologia da UFES. Espera-se assim, fornecer subsídios para a elaboração e implementação de políticas públicas na área de parentalidade, bem como oferecer às famílias participantes oportunidades de aprendizado de recursos importantes para promoção do desenvolvimento de seus filhos.

Data de início: 07/02/2025
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador FABIANA PINHEIRO RAMOS
Pesquisador ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS
Pesquisador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Transparência Pública
Acesso à informação

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