Saúde e desenvolvimento: avaliação e intervenção de crianças e adolescentes com doenças crônicas, agudas e com desenvolvimento atípico
Resumo: O adoecimento e a hospitalização, bem como as condições de alteração no desenvolvimento representam um contexto de risco e vulnerabilidade ao estresse, tanto para a criança e o adolescente como para sua família. No caso do adoecimento por doenças crônicas e agudas, como o câncer e a anemia falciforme, por exemplo, os estressores estão relacionados à exposição a procedimentos médicos invasivos, dor, afastamento familiar, restrição das atividades lúdicas e escolares, entre outros. Alguns desses estressores também estão presentes em condições de alterações no desenvolvimento, decorrentes de transtornos neurodesenvolvimentais, deficiência auditiva (e outros tipos de deficiência), fissura labiopalatina, síndromes e prematuridade extrema, por exemplo. Soma-se a todo o contexto estressor, a incerteza com relação ao seu desenvolvimento e sua saúde. Considera-se que o modo como as pessoas lidarão com esses estressores influenciará os resultados dos tratamentos e processos de reabilitação necessários ao alcance de desfechos mais adaptativos, que poderão ser observados em indicadores de bom funcionamento psicológico, como qualidade de vida, bem-estar, ausência de problemas de comportamento em níveis clínicos, desempenho acadêmico, funções cognitivas, a depender da fase desenvolvimental e tipo de acometimento. Junto ao coping, somam-se fatores de risco e proteção, internos e externos, que devem ser considerados na compreensão dos processos de resiliência diante da adversidade. Propõe-se como objetivo geral desta proposta, investigar os processos psicológicos de saúde e desenvolvimento de bebês, crianças, adolescentes e suas famílias relacionados ao enfrentamento de estressores do adoecimento e de condições atípicas do desenvolvimento. Para tanto, a proposta integrará projetos de pesquisa com delineamentos metodológicos variados, de modo a responder aos objetivos propostos, relacionados à investigação de variáveis, como: risco, proteção, estresse, enfrentamento, qualidade de vida, saúde mental positiva, indicadores cognitivos, afetivos e comportamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de processos de resiliência no contexto do adoecimento por doenças crônicas e agudas, bem como de outras condições de alterações no desenvolvimento, a partir da avaliação de variáveis psicossociais junto às crianças e suas famílias. Os estudos contribuirão para a formação de pesquisadores em Psicologia Pediátrica e áreas afins, com a capacitação de alunos de graduação e pós-graduação, tendo como resultados esperados a produção de artigos e capítulos decorrentes de relatórios de iniciação científica, dissertações e teses, e o desenvolvimento de tecnologia social.
Data de início: 14/02/2025
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel![]() |
Nome |
---|---|
Colaborador | FABIANA PINHEIRO RAMOS |
Colaborador | KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA |
Coordenador | ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS |